Nesta Marcha não deixe sua saúde perder o compassso

Durante a Marcha para Jesus, a adrenalina fica em alta e, por conta disso, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados.

Segundo Caroline Senna, nutricionista, durante este período a perda de líquidos e sais minerais é grande. Sendo assim, o consumo de água requer atenção. “É importante que as pessoas bebam água, pois refrige-rante, suco industrializado entre outras bebidas, não hidratam o nosso orga-nismo”, completa.

Refrigerante não é água e, ao contrário de hidratar, o consumo de refrigerante estimula que o organismo expulse água do corpo pela urina, explica a nutricionista. Caroline afirma que “a água participa de vários processos metabólicos como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos, pois isso jamais pode ser esquecida”.

Outras maneiras de repor a perda de líquidos durante a Marcha é ingerindo sucos naturais, água de coco e frutas ricas em água. A nutricionista lembra que os refrigerantes não devem ser contados como reposição hídrica.

 



Cuidados com os pés

Outro cuidado indispensável na Marcha é com os pés. Pular e dançar são esforços que nem todas as pessoas estão acostumadas a realizar. E qual seria o sapato ideal para o momento?

De acordo com Dr. Elias Moraes, médico ortopedista especialista em pés, os sapatos rasteiros cansam mais a panturrilha e causam mais lesões no tendão de Aquiles, é o caso das tendinites. Por isso, é preciso cuidado na hora de escolher sapatilhas e rasteirinhas.

Já nos casos dos tênis, não há problema. “Esse tipo de calçado já vem com sistema de amortecimento ideal para quem quer aproveitar a Marcha, o problema é que as mulheres nem sempre optam por eles”.

Uma dica para evitar as tensões é fazer alongamentos antes do evento para preparar os tendões e partes dos pés. E para amenizar as dores do dia seguinte, de acordo com o doutor.

Segundo o Dr. Elias Moraes, os melhores tipos de calçado para as mulheres são aqueles com plataforma na parte frontal. Por incrível que pareça, “esses sapatos estabilizam o pé e têm um poder de amor-tecimento melhor do que das sandálias com salto alto comum”, completa Moraes.

       

As plataformas evitam o surgimento de lesões como calosidades e bolhas. O ortopedista ainda destaca que a diferença de altura entre a parte da frente e de trás do sapato não deve exceder 4 centímetros.

Orientações Gerais

• Saída: Metrô Tiradentes às 10 horas;

• Ponto de encontro: de preferência não deve ser na porta do metrô para não atrapalhar a passagem das pessoas;

• Não levar objetos cortantes;

• Tenha uma alimentação saudável antes do percurso;

• Caso não se sinta bem, dirija-se ao ambulatório;

• Use roupas e calçados confortáveis;

• Se perder algo, vá até o setor de achados e perdidos, que ficará próximo ao ambulatório;

• Durante o show procure não fazer brincadeiras que possam machucar você e outras pessoas;

• Em caso de chuva, não leve guarda-chuva, pode ferir outras pessoas, prefira uma capa;

• Tome um café da manhã reforçado;

• Use boné ou chapéus;

• Leve troca de roupa para as crianças;

• Use protetor solar, mesmo que esteja frio e nublado;

• Beba muita água;

• Leve lanche para as crianças: frutas, suco, biscoito salgado;

• Leve um rolo de papel higiênico;

• Identifique seus filhos: coloque um crachá com o nome da criança, nome da mãe e telefone para contato;

• Mantenha seus filhos sempre por perto;

• Os oficiais do Kids não estão autorizados a ficar com crianças. Todos marcharão juntos, portanto, cada pai com seu filho.

A Marcha Kids acontece todos os anos para proporcionar às crianças esse privilégio de, desde bebe, declarar o seu amor à Cristo.

A Marchinha também viabiliza que os pais levem seus filhos para marchar com tranquilidade, pois as crianças abrem a Marcha para Jesus saindo na frente, minimizando assim tumultos e aglomerações.

O primeiro trio elétrico é o trio do Gospel Kids, programa infantil de radio, apresentado todos os sabados na Radio Gospel FM. Este trio vai durante todo o percurso tocando os louvore infantis que agitam a galerinha cantados pelo Coro Renascer Kids. Neste ano contaremos com a presenca da cantora Gospel Infantil Andreia Sorvetão no trio.

Atende
O serviço ATENDE será disponibilizado durante a Marcha Para Jesus com 3 ( três) vans no Metrô Tiradentes ( Saída pela Rua Odyllio Denis), além de mais 3 (três) vans que acompanharão o trajeto da Marcha em vários pontos, essas, após chegarem na concentração ficarão ao lado do palco para transportar as pessoas até a estação Tietê e eventualmente ao estacionamento de ônibus fretado.

Quem pode utilizar o serviço ATENDE?
O serviço será disponibilizado aos cadeirantes e pessoas com qualquer tipo de limitação de mobilidade como: idoso, obeso, gestante, deficientes visuais, auditivo e etc.

Como localizar os profissionais ATENDE?
Haverá uma equipe técnica nos locais descritos. Todos estarão uniformizados, inclusive uma equipe ao lado do palco durante todo o evento.

Downloads:

Palmilha para pedidos

Crachá de segurança para os Kids

Modelo crachá Kids

Horario de saida da Marchinha: 9h45

Local: Metrô Luz

Obs: Cada criança deve estar acompanhada por um adulto responsável.


MARCHA PARA JESUS 2014 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS